Pós-graduação Terapia Cognitivo-Comportamental

Pós-graduação


Objetivos do Curso:

O Curso tem por objetos:
- Capacitar os psicólogos a trabalhar de forma integrada com a Terapia Cognitivo-Comportamental e as Neurociências.
- Aprender a empregar estratégias dessa abordagem em situações e contextos que ultrapassam a psicopatologia e melhorem a qualidade de vida, como  organizações, escolas, hospitais e outros.

OS DIFERENCIAIS

Os diferenciais da pós-graduação da Capacitar em terapia cognitivo-comportamental são:

1. Completa: A pós-graduação da Capacitar abrange todos os aspectos da terapia cognitivo-comportamental, desde os fundamentos teóricos até as técnicas mais avançadas.

2. Atualizada: A Capacitar está sempre atualizando seu conteúdo programático para incluir as últimas pesquisas e avanços na área da terapia cognitivo-comportamental.

3. Prática: Além de fornecer conhecimento teórico, a pós-graduação da Capacitar enfatiza a prática clínica, oferecendo oportunidades de estágio e supervisão para os alunos aplicarem o que aprenderam.

4. Corpo docente qualificado: Os professores da Capacitar são profissionais renomados e experientes na área da terapia cognitivo-comportamental, garantindo um ensino de qualidade.

5. Networking: A pós-graduação da Capacitar proporciona um ambiente propício para a criação de uma rede de contatos profissionais, permitindo trocas de experiências e oportunidades de colaboração.

6. Flexibilidade: A Capacitar oferece diferentes modalidades de ensino, como presencial e online, para atender às necessidades dos alunos, permitindo que eles conciliem os estudos com outras atividades.

7. Material didático completo: Os alunos da Capacitar têm acesso a um material didático completo e de qualidade, incluindo apostilas, livros e recursos audiovisuais, que auxiliam no processo de aprendizagem.

8. Reconhecimento: A pós-graduação da Capacitar é reconhecida pelo mercado de trabalho e pelos órgãos reguladores, o que confere credibilidade e valorização profissional aos seus alunos.

9. Acompanhamento pós-curso: A Capacitar oferece suporte aos seus alunos mesmo após a conclusão da pós-graduação, por meio de grupos de estudos, eventos e atualizações periódicas.

10. Excelência acadêmica: A Capacitar tem como compromisso oferecer uma formação de excelência aos seus alunos, preparando-os para atuarem de forma competente e ética na área da terapia cognitivo-comportamental.

Matriz Curricular

O Curso é divido em 15 Módulos (disciplinas), onde em cada uma contém aulas ministradas por professores capacitados e habilitados, bem como materiais de apoio complementar para a conclusão da disciplina. O curso tem ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO, para conclusão e certificação.

Disciplinas:

Fundamentação da Prática da TCC 

30h

Técnicas de Avaliação dos Transtornos Mentais 

30h

Técnicas e Procedimentos Terapêuticos 

30h

Terapia Cognitivo-Comportamental  nos Transtornos de Ansiedade

30h

Terapia Cognitivo-Comportamental nos Transtornos Depressivos e Bipolar 

30h

Metodologia da pesquisa 

30h

Estágio 

180h

Terapia Cognitivo Comportamental nos Transtornos de personalidade 

30h

Introdução à Psicofarmacologia 

30h

Terapia Cognitivo-Comportamental nos Transtornos Relacionados a Substâncias

30h

Terapias Cognitivas e Comportamentais de Terceira Geração I

30h

Terapias Cognitivas e Comportamentais de Terceira Geração II

30h

Terapia Cognitivo-Comportamental na Infância e Adolescência

30h

Treinamento em Habilidades Sociais e Psicoterapia Analítico Comportamental 

30h

Terapia Cognitivo-Comportamental para Casais e Família 30h

Terapia Cognitivo-Comportamental nos Transtornos Alimentares

30h

 

PARA QUEM?

Público alvo desse Curso são Profissionais da Área da Psicologia: Psicólogos. 
Nathalia Aparecida Freitas de Laia

Nathalia Aparecida Freitas de Laia

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário de Caratinga(2015), especialização em Terapia Cognitivo - Comportamental pelo União das Instituições de Serviço, Ensino e Pesquisa(2017) e especialização em MBA - Executivo em Coaching pela FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE(2016). Atualmente é Psicóloga do ESPAÇO DESPERTAR, professor da FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE e professor do União das Instituições de Serviço, Ensino e Pesquisa. Tem experiência na área de Psicologia.

Gabriela Oltramari

Gabriela Oltramari

Gabriela Oltramari é graduada pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (1993). Especialista em TCC, pelo Instituto de Terapia Cognitiva - ITC/SP (2010). Proficiente em TCC pelo Centro de Terapia Cognitiva VEDA - CTC VEDA/SP (2016). Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia, pela Universidade Federal de Santa Catarina - PPGP/UFSC(2023).Seu foco principal de pesquisa foi o desenvolvimento de um protocolo "PROTOCOLO DE PSICOEDUCAÇÃO SOBRE ANSIEDADE, DEPRESSÃO E ESTRESSE PARA APLICAÇÃO EM GRUPO NA MODALIDADE ONLINE", na Área de Concentração 3 - Saúde e Desenvolvimento Psicológico / Linha 2 - Atendimento Psicológico: Clínica, Prevenção e Promoção da Saúde). Atua na área de Psicologia Clínica desde 1994 e desde 2009 como especialista em Terapia Cognitiva. Seu foco principal tem sido pacientes adultos e adolescente, com depressão, ansiedade, estresse, dificuldades relacionadas a diversas áreas de vida, e TEA. Coordenou uma equipe transdisciplinar cujo foco era o Tratamento da Dor Crônica, é vice-presidente da Associação de Terapias Cognitivas de Santa Catarina (ATC/SC). É professora de Terapia Cognitiva no curso de pós-graduação em nível de especialização pela Capacitar Centro de Educação Superior, e supervisora de casos clínicos.

Jaqueline Vago Ferrari

Jaqueline Vago Ferrari

Psicóloga, doutoranda em psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), pesquisando terapêuticas relacionadas à dependência química e prevenção de (re)ocorrências do uso de substâncias psicoativas. Tem mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), graduada pela mesma instituição. Possui Especialização em Terapia Cognitivo Comportamental (UNIFIA-SP), e Especialização em Epidemiologia (UFES). Tem experiência como psicóloga na atuação com dependência química, saúde mental, internação psiquiátrica, e tratamento das comorbidades da dependência química. Na área de pesquisa,, atua principalmente com os seguintes temas: treinamento de habilidades sociais como prevenção e suporte ao uso abusivo, dependência e (re)ocorrência do uso de substâncias psicoativas, manejo de contingências aplicado ao tratamento da dependência química, relacionamento amoroso, acolhimento e humanização no contexto da dependência química.

Claudio Seal Carvalho

Claudio Seal Carvalho

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (2003) e Mestre em Psicologia (2006) pela mesma instituição de ensino. Tem formação em MINDFULNESS(2017) e Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT 2023). Atua tanto na área de Educação, no processo de formação inicial e continuada de psicólogos, quanto em Psicologia Clínica com ênfase em Terapia Cognitivo-Comportamental. Como Psicólogo Clínico atua trabalhando com : Obesidade, Treinamento em Habilidade Social, Mindfulness,Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), Ansiedade e Terapia de Casal. Atualmente, compõe o quadro de professores de Graduação e Pós-Graduação em Psicologia.

Cristina Pressutto

Cristina Pressutto

Possui graduação em Psicologia - FAAT Faculdades Atibaia e FAATNET (2012). Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Psicologia Cognitivo Comportamental, em terceira onda. Curso de especialização em Terapia Cognitivo Comportamental para dependência química pela Unifesp setor UNIAD. Curso de especialização em Terapias Cognitivas Comportamental pela INFAPA (em andamento). Pós Graduação em Terapia Cognitiva Comportamental pela UNIARA. Formação em Terapias Cognitivo- Comportamentais para Transtornos de Personalidade pela GEP. Docente em cursos de extensão em Terapias Cognitivos Comportamentais na Clínica Pensare. Docente no curso de Pós Graduação em Terapia Cognitivo Comportamental desde 2014 na CapacitarNH. Experiência em atendimento Clínico em diversos transtornos e síndromes. Supervisão em atendimentos clínicos com base teórica em Terapias Cognitivas. Orientadora de diversos Artigos de Conclusão de Pós Graduação.

Iris Teresa Lafuente Avila

Iris Teresa Lafuente Avila

Possui Licenciatura, Bacharel e Formação Clínica com ênfase na área da Saúde e Educação a partir da abordagem cognitivo e comportamental. Neuropsicóloga clínica e hospitalar. Possui Mestrado em Educação pela UNESP/Araraquara. Especialização em Psicologia hospitalar e da saúde (UNIFESP/SP) é Psicopedagoga clínica e institucional pela Universidade Braz Cubas. Terapeuta ABA - Coordenadora e Supervisora ABA - pela CBI of Miami. Trabalha na área acadêmica e pesquisa há treze anos ministrando disciplinas nos cursos de Psicologia e Pedagogia, Medicina e Neurociência para a formação clínica, pesquisa, orientação de trabalhos de conclusão de curso e supervisão de alunos em clínica escola e instituições. Ministra aulas nos cursos da pós-graduação em Psicopedagogia, Neuropsicologia, Neuropsicopedagogia, TEA e Aplicação ABA. Atua na produção de materiais pedagógicos e tutoria em diversos cursos da Pós-graduação à distância no curso de Psicologia, Pedagogia, Neurociência, Ciência ABA. Atuou como supervisora e coordenadora do Plantão Psicológico com atendimentos de urgência e emergência além de hospitais de referência em Araraquara/SP. Os principais domínios de competência: Psicologia da Saúde, Psicologia Hospitalar, Educação Especial, Ciência ABA, TEA, Psicopedagogia e Neuropsicologia. Revisora convidada de artigos científicos pela CAPES.

Lyvia Izaura Gomes de Paula Freire

Lyvia Izaura Gomes de Paula Freire

Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Braz Cubas (2004), Mestrado (2009), Doutorado (2013) e Pós-doutorado (2016) em Ciências pelo Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com ênfase em Psicofarmacologia. Atuou como pesquisadora do Centro Brasileiro de Informações sobre drogas Psicotrópicas (CEBRID-UNIFESP) no período de 2009 a 2018 e como docente dos cursos de graduação em Enfermagem, Nutrição (Universidade Brasil ,FAMA-UNIESP), Medicina e Medicina Veterinária (Universidade Nove de Julho - UNINOVE) de 2018 a 2020. Atualmente é Professora de graduação da Universidade Anhanguera (Farmácia, Psicologia, Biomedicina, Enfermagem e Medicina Veterinária) e de pós-graduação em Neuropsicologia e Terapia Cognitivo Comportamental (disciplinas de Psicofarmacologia e Neuroanatomia Funcional) do Grupo Capacitar e Neurofisiologia do Grupo PG Saúde, além de orientadora do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PICT EAD). Tem experiência na área de neurociências e psicofarmacologia, com ênfase em dor, sono e produtos naturais.

Felipe Ornell

Felipe Ornell

Graduado em Psicologia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2012), tendo obtido o título de Mestre (2017) e Doutor (2022) em Psiquiatria e Ciências do Comportamento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui Residência em Saúde Mental, realizada na Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (2015), e especializações em Dependência Química pela FACEL (2016), assim como em Psicologia Clínica e Psicologia em Saúde, pelo Conselho Federal de Psicologia (2021). Com enfoque na abordagem Cognitivo Comportamental, atua como psicólogo clínico, concentrando-se principalmente no atendimento a pacientes com transtornos por uso de substâncias e transtornos de personalidade. Além disso, desempenha atividades docentes em Cursos de Especialização na área da Psicologia e da Psiquiatria, sendo também professor convidado do Mestrado Profissional em Álcool e Outras Drogas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre/UFRGS. Atualmente, realiza estágio Pós-Doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamento da UFRGS. Na esfera da pesquisa, é membro do Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre - UFRGS, assim como do Centro de Estudos Luís Guedes (CELG) e da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras drogas (ABEAD). Ademais, exerço o cargo de Editor Chefe da Revista Brasileira de Psicoterapia e atuo como parecerista Ad hoc em diversas revistas de Psicologia e Psiquiatria, tanto a nível nacional quanto internacional. Foi honrado com reconhecimentos de instituições relevantes, incluindo o Prêmio Inovação em Psiquiatria do CELG, o título de Jovem pesquisador no Brain Congress, o prêmio de melhor trabalho no Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas, e o Prêmio Jovem Investigador pela Federação Mundial das Sociedades de Psiquiatria Biológica.Para entrar em contato, utilize o e-mail: [email protected]


CONSULTE


Pós-graduação Terapia Cognitivo-Comportamental

Possui Certificado Sim

Carga HR 630h

Tempo de Curso 6 Meses


Compartilhe: